Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus cap. 11 v. 28-30.
Tomai sobre vós o meu jugo. O "jugo" é uma peça de madeira com recortes para prender o pescoço dos bois e obriga-los a andar lado a lado. No Brasil é mais conhecido como "canga". A palavra "canga" veio do chinês kangkia, e era uma madeira com buracos para a cabeça e as mãos, usada para torturar prisioneiros. Jesus usou a figura do "jugo" para facilitar o entendimento de Seus ouvintes, familiarizados que estavam sobre a finalidade de tal ferramenta agrícola, e demonstrar que, no mundo espiritual, a pessoa sempre estará subjugada a alguém. É impossível - mesmo ao ateu - andar sem jugo.
Na Palavra de Deus, "jugo" tem dez significados:
Escravidão. "EU SOU o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egipcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os canzis do vosso jugo, e vos fiz andar erguidos" (Lv 26:13).
Servidão. " Agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e nós te serviremos" (1Rs 12:4).
Opressão. "Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor" (Is 9:4).
Prisão. " Mas agora quebrarei o seu jugo de sobre ti, e romperei as tuas cadeias" (Na 1:13).
Castigo. " Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites; eu, porem, vos castigarei com escorpiões" (1Rs 12:11).
Submissão. " Mas a nação que meter o seu pescoço sob o jugo do rei de Babilônia, e o servir, eu a deixarei na sua terra, diz o Senhor; e lavra-la-à e habitará nela" (Jr 27:11).
Pecados. " O jugo das minhas transgressões foi atado; pela sua mão elas foram entretecidas e postas sobre o meu pescoço" (Lm 1:14).
Aliança. " Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, e a justiça do seu Deus; mas aqueles de comum acordo quebraram o jugo, e romperam as ataduras" (Jr 5:5).
Sociedade. " Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? (2Co 6:14).
Autoridade. " Agora, pois, se puderes ler esta escritura e me fazer saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante" (Dn 5:16).
E aprendei de mim. Como o jugo serve para obrigar dois a andar lado a lado, a pessoa aprende com quem ela anda. Se andar debaixo do jugo de Satanás, aprenderá as obras infrutuosas das trevas. Se tomar o jugo do Senhor, aprenderá as boas coisas do Reino.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. É a pessoa que escolhe de quem vai tomar o jugo: se o jugo pesado do Adversário ou o jugo suave do Senhor. Enquanto Satanás oprime e sobrecarrega o subjugado com vicíos, doenças e tormentos, Jesus alivia a pessoa de todos estes sofrimentos. O seu jugo não incomoda, porque é suave. Porém, quem toma o jugo de Jesus, precisa saber que deve ser Seu servo, andar em submissão, lado a lado com o Senhor, em aliança e sociedade com Deus, sujeitando-se plenamente à Sua Autoridade. E isto não é pesado, porque o Seu fardo é leve.
Glórias a Deus Todo Poderoso, que nos tem dado este grande alivio!