Vino nuevo en odre viejo, cuál será el resultado?
NEW النبيذ في زق القديمة، ما هي النتيجة؟
" E ninguém guarda vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará o vinho, e os odres se perderão. Mas vinho novo deve ser guardado em odres novos". Lucas cap. 5 vs. 37-38.
O odre era um recipiente de couro, utilizado para armazenar o vinho. Colocar um vinho novo em um odre velho, ja usado e dilatado, poria ambos a perder, porque o vinho novo, ao fermentar, produz gases que fariam explodir o velho odre. O Ser Humano é o odre desta parábola. O Vinho Novo é o Evangelho. Jesus se refere à resistencia que as pessoas estavam demenstrando (e teriam) para substituir o Velho Pacto pelo Novo.
Cada pessoa sempre acha que a sua velha religião é melhor. Para receber o Novo, o Ser Humano precisa nascer de novo, ter um novo coração e livrar-se definitivamente dos velhos conceitos e tradições religiosas (Jo. 3:3).
Tentar adequar o Novo às velhas idéias religiosas não condiz e coloca ambos a perder. Sabendo disto, o próprio Deus viria para dar Vida Nova ao Ser Humano e encher o "odre" do Novo Vinho, conforme Ele mesmo disse em cerca de 580 a.c.: "E vos dareium coração novo e porei dentro de vós um espirito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro do vós o Meu Espirito e farei que andeis nos Meus estatutos Juizos e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo e Eu vos serei poe Deus". (Ez. 36:26-28).
Louvado seja o Grande Nome do Senhor Jesus Cristo.
Um comentário:
Meu avô tinha uma dessas garrafas para beber vinho. Uma vez, eu esqueci de dar o meu cachorro Organnact, ele estava com fome e ele comeu a garrafa que foi meu avô.
Postar um comentário