TRADUTOR! TRANSLATE

sexta-feira, 8 de julho de 2011

NO QUE O SOFRIMENTO RESULTA

Como a ostra produz a pérola?

A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. "Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga.

Por isso, as esféricas são tão valiosas", diz o biólogo Luís Ricardo Simone, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. Como a ostra já se defende muito bem de invasores com sua concha, o fenômeno é raro, acontecendo, na natureza, em apenas um em cada 10 000 animais. No início do século XX, os japoneses inventaram uma forma simples de acelerar o processo, introduzindo na ostra uma pequena bola de madrepérola, retirada de uma concha, com cerca de três quartos do tamanho final desejado. O resultado é tão bom que, mesmo para um especialista, é difícil distinguir a pérola natural da cultivada. Substâncias presentes na água também podem ser incorporadas à pérola, por isso sua cor varia de acordo com o ambiente, gerando as mais diversas tonalidades. A pérola é a única gema de origem animal.

Até o século XVII, não existia tecnologia para polir pedras preciosas como rubis e esmeraldas, por isso as pérolas eram um dos maiores símbolos de riqueza e poder, usadas como adorno nas mais valiosas jóias da época.

A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra: as mais comuns são rosa, creme, branca, cinza e preta

As formas da pérola dependem do formato do invasor e do local onde ele se instala. As esféricas são as mais raras e, conseqüentemente, mais valiosas
Cerco aos penetras Organismos que invadem a concha iniciam o processo de formação da pérola

1. Depois de perfurar a concha, o parasita invasor entra em contato com o manto - tecido de defesa da ostra - e causa uma irritação no interior do molusco

2. O manto imediatamente parte para a reação defensiva, dobrando-se sobre o parasita de forma a deixá-lo completamente isolado

3. A defesa se completa com a secreção do nácar, ou madrepérola, a mesma substância que produz a concha. Ela é depositada sobre o invasor, formando uma camada protetora

4. Mesmo depois de isolada a fonte do incômodo, a pérola continua crescendo, pois a ostra não pára de secretar o nácar

 O que dizer disso tudo? Que o sofrimento nos produz algo lindo e precioso, salvo quando estamos nas maos do Deus Todo-Poderoso! 
 Posso me recordar do processo que Abraão passou, e de Isaque no deserto, de Jacó nas maos de labão se tio, e de José no Egito, o povo de Israel no deserto, e de seu sofrimento nas mãos dos midianitas, e de Josué sucessor de Moisés que responsabilidade.
  Que lembrança, de Davi sendo perseguido por Saul por mais ou menos 23 anos! Tudo foi sofrimento, a história confirma.
  O que dizer do Deus-Pai, que enviou seu Filho Unico! E do Deus Filho, que se ofereceu em Sacrificio vivo, e do Espirito Santo que da mesma forma sendo Deus poderia ter rejeitado vir a terra largando seu lugar de honra e de delicias, não, resolveram sofrer sabendo do resultado expressivo que causariam até hoje! Talvez não conheceriamos o Senhor Jesus se os apostolos, deles não fosse feito sofrimento.
  Mas, a Ele que sofreu mais do que todos, que deu a Sua vida em prol da nossa, que foi moído, dilacerado, humilhado, escarnecido e mesmo assim não abriu a sua boca. Colhe hoje o resultado do seu sofrimento maior, e ainda vai colher! Somos em Cristo uma pérola preciosa, gerada com dores!
 
  NUNCA DESPREZE O SOFRIMENTO EM DEUS, IRÀ GERAR EM VOCE COISAS TREMENDAS E PROFUNDAS QUE, NÃO SÓ HOJE MAS NO FUTURO GERARÁ RESULTADOS PARA SUA DESCENDENCIA. O SENHOR JESUS CRISTO COLHE ATÉ HOJE OS FRUTOS DE SEU SACRIFICIO!!!

Nenhum comentário: