TRADUTOR! TRANSLATE

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A MALDIÇÃO DA LEI


A lei, obrigatória para homens e mulheres, naturais e estrangeiros (Ex.12;49, Lv.24;22, Dt.31;12) determinava bençãos automáticas aos obedientes.

É evidente que todos propunham no seus coração cumprir a Lei (Ex. 24;3, Js.1;16, Ed.7;10), para fazerem juz às bençãos elencadas. Ocorre que, no dia-a-dia, as pessoas não conseguiam cumpri-la e isto as colocava contra a Lei, expondo-as a um enorme rol de maldições.
Convém ressaltar que a Maldição surgiu na Terra como sentença no fim Dispensação da Inocência (Gn.3;17). Esteve presente no inicio da Dispensação da Consciencia ao ser proferida ao primeiro assassino (4;11).E mesmo na Dispensação do Governo Humano esteve presente na boca do Patriarca Noé (9;25). Na Dispensação da promessa esteve presente quando Jacó abençoava seus filhos e amaldiçoou Simeão e Levi por causa da violência (Gn.49;5-7). Mas é na Dispensação da Lei que a Maldição é regulamentada e instituída como pena automática aos transgressores.
1- A Lei previa maldições para todas as áreas da vida humana: Dt.28:15-57.
2- A Lei obrigava a própria pessoa a se amaldiçoar: Dt.27:26 ( confessando-se como réu).
3- A Lei afirmava que o próprio Senhor executaria a Sentença de Maldição Dt.28:58-68. Em vista disso, a liderança religiosa desprezava o povo como maldito: Jo7:49
Repare que a quantidade de versículos (artigos da Lei) para amaldiçoar é quase 5 vezes maior dos que para abençoar: 53 contra 13. E nisso residia o objetivo da Lei: despertar nas pessoas o temor do Senhor. Este temor viria não do cumprimento da Lei, mas justamente do seu não cumprimento.
Ao reconhecer que não conseguia cumprir a Lei, a pessoa temia e intimamente suplicava para que Deus a poupasse de todas as Suas maldições. E a única maneira de se poupar o trangressor era através do Perdão imerecido, que só o Senhor poderia dar: Salmo 130:3-4.
A Lei, portanto, não foi colocada a favor, mas contra a Humanidade: Dt. 31:26, e como um "aio" ( criado rigoroso encarregadp da educação de filhos de familias ricas) iria conduzir o transgressor a Cristo, que justifica o pecador pela graça e pela fé: Gl. 3:24-25.
Um " artigo" da Le, colocado ali de maneira quase velada, comprova a Misericordia de Deus dentro do Rigor da Lei: antes de regulamentar a maldição, a Lei já dizia que "MALDITO DE DEUS é o pendurado no madeiro " (Dt.21:23), numa alusão Àquele que, um dia, levaria a Maldição da Lei no Madeiro da Cruz: Gl.3:13.

Um comentário:

Camila Medeiros disse...

Glórias a Deus. Que ele continue sempre te usando para louvor ao seu nome. Amém