Períodos de tristeza e depressão podem entrar na vida de praticamente todo Cristão devoto. Vemos muitos exemplos disso na Biblia. Jó desejava que nunca tivesse nascido (Jó 3:11). Davi orou para que fosse levado a um lugar onde não tivesse que lidar com a realidade (Salmos 55:6-8). Elias, depois de derrotar 450 profetas de Baal com fogo do céu (1 Reis 18:16-46), fugiu para o deserto e pediu a Deus que tirasse a sua vida (1 Reis 19:3-5).
Como então podemos superar esses períodos de imensa falta de gozo? Podemos ver como essas mesmas pessoas superaram sua depressão. Jó disse que, se orarmos e nos lembrarmos de nossas bençãos, Deus vai restaurar nosso gozo e justiça (Jó 33:26). Davi escreveu que o estudo da Palavra de Deus vai nos trazer gozo (Salmos 19:8). Davi também percebeu que precisava louvar a Deus mesmo no meio de desespero (Salmos 42:5). No caso de Elias, Deus deixou com que descansasse por um tempo para então enviar um homem chamado Eliseu para ajudá-lo (1 Reis 19:19-21). Hoje ainda precisamos de amigos com quem podemos compartilhar nossas feridas e dores (Eclesiastes 4:9-12).Tente compartilhar seus sentimentos com um amigo Cristão que você admira. Você vai ficar surpreso em saber que eles provavelmente já tiveram que passar por algumas das mesmas coisas que você está passando agora.
Mais importante, é certo que meditar em nós mesmos, nossos problemas, nossas dores e principalmente no nosso passado, não vai nunca produzir gozo espiritual verdadeiro. Alegria não é encontrada em materialismo, não é encontrada em psicoterapia, e com certeza nã será encontrada na obsessão com nós mesmos. É encontrada apenas em Cristo. Nós que pertencemos ao Senhor “nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne” (Filipenses 3:3). Conhecer a Cristo é ter uma verdadeira compreensão de nós mesmos e uma percepção espiritual verdadeira em Cristo, tornando impossível com que nos gloriemos em nós mesmos, nossa sabedoria, força, riquezas ou bondade, mas sim – e apenas - em Cristo, Sua sabedoria e força, Sua riqueza e bondade, e em Sua pessoa apenas. Afunde-se completamente na pessoa de Cristo, Sua Palavra, e procure conhecê-lO mais intimamente. Se permanecermos nEle, Ele nos prometeu que nosso gozo será completo (João 15:1-11).
Finalmente, lembre-se que é apenas através do Espírito Santo que podemos encontrar alegria verdadeira (Salmos 51:11-12, Gálatas 5:22, 1 Tessalonicenses 1:6). Não podemos fazer nada longe do poder de Deus (2 Coríntios 12:10, 13:4). Na verdade, o mais que tentamos obter alegria com nossos próprios métodos, o mais miserável nos tornamos. Descanse nos braços de Deus (Mateus 11:28-30) e procure Sua face através de oração e das Escrituras. "E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13).
5 comentários:
VERDADEIRAMENTE, MOMENTOS DIFÍCEIS VEM NA VIDA DE TODAS AS PESSOAS SENDO ELAS CRISTÃS OU NÃO, EXEMPLO DISTO É A PROPRIA PALAVRA DE DEUS, QUE NOS RELATA DIVERSOS EXEMPLOS E TAMBEM CITADOS NO SEU BELO TEXTO, MAIS NÓS TEMOS UM DIFERENCIAL QUE É O ESPIRITO SANTO, O CONSOLADOR QUE NOS CONSOLA NOS MOMENTOS DE DIFICULDADE E DE TRIBULAÇÕES, JESUS MESMO NOS DEIXOU ESCRITO,"NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES", MAS PEDIU QUE TENHAMOS BOM ÂNIMO POIS ELE VENCEU O MUNDO E PROMETEU QUE TAMBEM NÓS VENCERIAMOS. ABRÇOS DO IRMÃO RCOSTAALVES.
A PAZ MEU QUERIDO, MEU AMADO!! GOSTEI MUITO DESSA POSTAGEM FALOU PROFUNDAMENTE COMIGO! QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE CONTINUE TE USANDO PODEROSAMENTE!! JESUS TE AMA E EU TAMBEM FICA NA PAZ!!!
Parabéns, seu blog é muito bom, e os textos são maravilhosos! Que Deus continue te abençoando sempre!
God Bless!
http://vivendoparajesus.blogspot.com/
A paz do Senhor, irmao. Estou seguindo seu blog que e uma bencao, estou sendo muito edificada. Que Deus abencoe a ti e toda sua familia Feliz Ano Novo. Jesus e Contigo. A paz do Senhor.
A paz do Senhor, irmao. Estou seguindo seu blog que e uma bencao, estou sendo muito edificada. Que Deus abencoe a ti e toda sua familia Feliz Ano Novo. Jesus e Contigo. A paz do Senhor.
Postar um comentário