TRADUTOR! TRANSLATE

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O MAIS DOCE CONVITE!

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.  Mateus cap. 11 v. 28-30.
Tomai sobre vós o meu jugo. O "jugo" é uma peça de madeira com recortes para prender o pescoço dos bois e obriga-los a andar lado a lado.  No Brasil é mais conhecido como "canga".  A palavra "canga" veio do chinês kangkia, e era uma madeira com buracos para a cabeça e as mãos, usada para torturar prisioneiros.
Jesus usou a figura do "jugo" para facilitar o entendimento de Seus ouvintes, familiarizados que estavam sobre a finalidade de tal ferramenta agrícola, e demonstrar que, no mundo espiritual, a pessoa sempre estará subjugada a alguém. É impossível - mesmo ao ateu - andar sem jugo.
Na Palavra de Deus, "jugo" tem dez significados:
Escravidão.  "EU SOU o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egipcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os canzis do vosso jugo, e vos fiz andar erguidos" (Lv 26:13).
Servidão.  " Agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e nós te serviremos" (1Rs 12:4).
Opressão.  "Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor" (Is 9:4).
Prisão.  " Mas agora quebrarei o seu jugo de sobre ti, e romperei as tuas cadeias" (Na 1:13).
Castigo.  " Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites; eu, porem, vos castigarei com escorpiões"  (1Rs 12:11).
Submissão.  " Mas a nação que meter o seu pescoço sob o jugo do rei de Babilônia, e o servir, eu a deixarei na sua terra, diz o Senhor; e lavra-la-à e habitará nela" (Jr 27:11).
Pecados.  " O jugo das minhas transgressões foi atado; pela sua mão elas foram entretecidas e postas sobre o meu pescoço" (Lm 1:14).
Aliança.  " Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, e a justiça do seu Deus; mas aqueles de comum acordo quebraram o jugo, e romperam as ataduras" (Jr 5:5).
Sociedade.  " Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem justiça com a injustiça?  Ou que comunhão tem a luz com as trevas? (2Co 6:14).
Autoridade.  " Agora, pois, se puderes ler esta escritura e me fazer saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante" (Dn 5:16).
E aprendei de mim.  Como o jugo serve para obrigar dois a andar lado a lado, a pessoa aprende com quem ela anda. Se andar debaixo do jugo de Satanás, aprenderá as obras infrutuosas das trevas.  Se tomar o jugo do Senhor, aprenderá as boas coisas do Reino.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.  É a pessoa que escolhe de quem vai tomar o jugo: se o jugo pesado do Adversário ou o jugo suave do Senhor.  Enquanto Satanás oprime e sobrecarrega o subjugado com vicíos, doenças e tormentos, Jesus alivia a pessoa de todos estes sofrimentos.  O seu jugo não incomoda, porque é suave.  Porém, quem toma o jugo de Jesus, precisa saber que deve ser Seu servo, andar em submissão, lado a lado com o Senhor, em aliança e sociedade com Deus, sujeitando-se plenamente à Sua Autoridade.  E isto não é pesado, porque o Seu fardo é leve.
Glórias a Deus Todo Poderoso, que nos tem dado este grande alivio!

7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto, bastante coerente e sobre tudo contextual. Coisa difícil de ver em interpretações, ainda mais quando se apresenta uma exposição exegética de textos bíblicos. Por fim, quero completar, corroborando com um outro texto que se adéqua perfeitamente a tudo o que foi dito: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).

Att,
Café Batista.

Soli Deo Gloria

Anônimo disse...

parabens que grande texto, uma reflexão que nos traz muitos ensinamentos deus o abençoe.
abrços.
rcosta

Evangelista Cleber Renato disse...

Reflexão maravilhosa, para aplicação diária.

Unknown disse...

A paz do senhor,amei esta postagem,pois amo mensagens assim de ensinamentos e alertamentos,realmente o diabo tenta nos colocar fardos e jugos,mas o jugo de Jesus é suave.
Parabéns,que Deus ti use mais e mais,gostei de seu blog pois tem conteúdo.

ELIANE ALVES disse...

OLA MEU AMOR!! EU SO TENHO DUAS PALAVRA PARA SUA POSTAGEM EXCELENTE!!! OTIMA!!! CADA VEZ MAIS VC ARREBENTA! QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PODEROSAMENTE!!! FICA NA PAZ FICA NA BENÇAO!!! BJS DA SUA ESPOSA ELIANE ALVES TE AMO!!!

Anônimo disse...

Muito bom sua reflexão sobre este texto bíblico, Deus te abençõe amigo.

Lúcy Jorge disse...

Acessar seu espaço me faz muito bem!
Louvo a Deus pela sua vida!

Deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

C ultivar uma vida de oração.
R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
E star sempre disposto a obedecer a Deus.
S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
E sperar de Deus a orientação para a vida.
R evestir-se do poder do Espírito Santo.

Precisamos CRESCER, na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Em Cristo,

***Lucy***