TRADUTOR! TRANSLATE

terça-feira, 12 de julho de 2011

ESTUDO SOBRE O ESPIRITO SANTO

            Quando Jesus se despediu dos discipulos, prometeu que não os deixaria orfãos. E disse: " E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Parakletos" (Jo. 14:16 ). Falava Ele a respeito do Espirito Santo.

         Jesus prometeu isto em aramaico, a lingua usada po Ele  na época, mas o apostolo joão, ao relatar esta passagem no seu Evangelho, o fez em grego. Diante de uma série de distorções em relação a personalidade, operações e manifestações do Espirito Santo existentes em nossos dias, o estudo sobre a Sua Pessoa, fundamentado nas bases seguras das escrituras, reveste-se da maior importância para todos nós. Embora sendo limitados em compreender a plenitude da extensão das infinitas atividades do insondável Espirito de Deus, podemos, sim, à luz das Escrituras, conhece-lo melhor, bem como comprovar todas as suas operações e manifestações.

          A frase original de Jesus, reproduzida no Evangelho de João, é allos Parakletos, na qual allos quer dizer "outro da mesma espécie", e não hetero, que quer dizer "outro de espécie diferente". Portanto, o Espirito Santo é outra Pessoa, mas da mesma espécie que Jesus. Não é anjo nem espirito. É a terceira Pessoa da Trindade. É o próprio Deus.
           A palavra grega Parakletos é assim explicada: Para quer dizer "ao lado" e Kletos quer dizer "chamado". ou seja, Jesus prometeu "outro igual a Ele, chamado para ficar ao nosso lado".
          Muitas traduções substituem o grego Parakletos por "Consolador" ou "Ajudador", mas isso seria reduzir e limitar a finalidade da vinda do Espirito Santo em nossa vida. Ele não tenta apenas confortar-nos sobre a ausência física de Cristo e pôr termo aos nossos pesares; tampouco é um socorrista que acionamos  somente para algumas horas difíceis da nossa vida. A sua vinda é para Deus ficar o tempo todo ao nosso lado!
          Segundo as descrições que Jesus faz a partir do capitulo 14 de joão, o Espirito Santo, além de consolar e ajudar, guia, ensina, fortalece, faz lembrar as palavras do Senhor, inspira, concede dons e roga por nós, através de nós. Por isso, dada a abrangência da sua atuação, é preferível chama-lo de Parakletos.


          Observe na promessa de Jesus, a presença da SANTISSIMA TRINDADE: "Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Parakletos".

              

Um comentário:

Michael Jonas disse...

Muito legal esse estudo!
Já até imprimi já!
Que Deus continue abençoando a vida de vocês a cada dia mais!

Um abraço e a paz do Senhor Jesus! ;D